À medida que os preços da memória caem, o PCIe está pronto para ultrapassar o SATA para SSDs

“O controlador costumava ser uma grande parte do preço de um SSD. Mas a complexidade não aumentou com a contagem de transistores. Ele pode ter muitos transistores, mas não custa mais. A SATA ficou mais complicada, mas a PCIe não. A PCIe está muito próxima do mesmo preço da SATA, e o [the controller] foi a única coisa que justificou a diferença de preço entre os dois”, disse ele.

A DigiTimes estima que a queda de preço dos chips de flash NAND fará com que as remessas globais de SSDs aumentem de 20% a 25% em 2019, e espera-se que as SSDs PCIe surjam como uma nova oferta principal até o final de 2019, com uma participação de mercado de 50%, igualando-se às SSDs SATA.

Os preços das SSDs e da memória NAND já estão caindo

Fontes de mercado da DigiTimes disseram que o preço unitário do SSD PCIe de 512 GB caiu 11% sequencialmente no primeiro trimestre de 2019, enquanto os SSDs SATA caíram 9%. Eles acrescentaram que o preço unitário médio atual dos SSDs de 512 GB agora é igual ao dos SSDs de 256 GB de um ano atrás, com os preços continuando a cair.