O que esperar do Microsoft Build 2017

Microsoft Edge

Há rumores de que a Microsoft irá separar seu navegador da Web Edge do sistema operacional Windows 10 em termos de adição de novos recursos. Essa seria a primeira vez desde que a Microsoft incorporou o navegador ao sistema operacional no Windows 98, em uma tentativa flagrante de tirar a Netscape do mercado.

Essa seria uma grande mudança para melhor, pois atualmente a Microsoft fornece atualizações para o navegador somente com a versão Redstone, que vinha sendo lançada uma vez por ano e agora está passando para duas vezes por ano. O Google e a Mozilla estão atualizando seus navegadores até duas vezes por mês, e isso mostra um desempenho muito melhor para os dois.

Portanto, espere que a Microsoft oficialize essa notícia e explique como ela promoverá inovações mais rápidas no navegador. Se não o fizer, espere que a participação de mercado fique em torno de 5%, como está agora.

Também deve haver conversas sobre suporte a PDF e segurança avançada por meio do Windows Defender e, com sorte, mais conversas sobre extensões da Web para o Edge. As extensões são compatíveis com o Edge desde o ano passado, mas apenas uma fração delas está disponível, em comparação com as milhares de outros navegadores.

Plataforma Universal do Windows

A Plataforma Universal do Windows (UWP) parece boa no papel. Escreva uma vez, execute em qualquer lugar. Esse seria um ótimo slogan, exceto pelo fato de que o Java o adotou há 20 anos. Mas a ideia é sólida. Os desenvolvedores podem criar um aplicativo e ele será executado em uma ampla seleção de tipos de dispositivos com o mínimo de alterações necessárias.

Mas o fato é que a maioria dos dispositivos que executam o Windows 10 são equipados com Intel, portanto, o esforço para portar aplicativos não é tão difícil. Pode haver um novo ímpeto devido ao Processador Qualcomm Snapdragon 835, um chip ARM que executará o código x86 em emulação. Se a Microsoft falar sobre o chip Snapdragon e os dispositivos que o executam, espere que o UWP também seja bastante comentado, pois será assim que os dispositivos com Snapdragon receberão seus aplicativos.