Então, o que obtivemos na conferência Build da Microsoft?

O Microsoft Edge não está sendo separado do sistema operacional

Havia rumores de que a Microsoft iria separaria seu navegador da Web Edge do sistema operacional Windows 10 para que novos recursos pudessem ser adicionados mais rapidamente e a Microsoft pudesse tornar o desenvolvimento do navegador mais competitivo em relação ao Google Chrome e ao Mozilla Firefox.

No entanto, os funcionários da Microsoft disseram ao site de notícias sobre Windows Neowin, que inicialmente publicou a história, que ela tinha não tem planos de separar o navegador do sistema operacional – mas “nunca diga nunca”. Isso, na minha opinião, é um grande erro da Microsoft. O Edge não é um navegador competitivo e precisa ser atualizado com mais frequência do que quando a Microsoft lança uma atualização do sistema operacional se quiser ter alguma chance de acompanhar o Chrome e o Mozilla.

Plataforma universal do Windows

Durante o keynote do Dia 2, a Microsoft anunciou que o .NET Standard 2.0 para UWP será lançado ainda este ano, o que permitirá que os desenvolvedores tragam mais aplicativos para a UWP. A Microsoft também anunciou que o XAML Standard será lançado em breve e unificará o XAML para Xamarin Forms e UWP. Definitivamente, isso é algo que interessa apenas aos desenvolvedores, mas é importante porque o Xamarin é uma parte importante da estratégia de plataforma cruzada da Microsoft.

Cortana

Durante sua apresentação, Satya Nadella anunciou que 500 milhões de dispositivos atualmente executam o Windows 10, um marco importante, mas apenas 140 milhões de pessoas usam a Cortana. Isso levanta a questão de saber se as pessoas estão evitando a Cortana ou se simplesmente não a utilizam. É necessário ter um microfone para usá-la, e nem todos têm um microfone conectado ao PC, especialmente os usuários de desktop.

Com todas as histórias de webcams sendo hackeadas e pessoas sendo espionadas, as pessoas não estão usando as câmeras e, em alguns casos, gravando sobre a câmera e o microfone. A ideia ganhou muita força quando foi descoberta Mark Zuckerberg grava a webcam de seu laptop.

Seja qual for o motivo, a Cortana não está sendo usada da mesma forma que o Windows 10. Sem dúvida, a Microsoft vai querer resolver isso.