Intel lança formalmente o Optane para cache de memória de data center

Usos e velocidade da memória Intel Optane

O Optane é executado em dois modos diferentes: Modo de memória e Modo App Direct. O modo de memória é o que eu descrevi para o senhor, em que a memória Optane existe “acima” da DRAM e atua como cache. No modo App Direct, a DRAM e a Optane DC Persistent Memory são agrupadas para maximizar a capacidade total. Nem toda carga de trabalho é ideal para esse tipo de configuração, portanto, ela deve ser usada em aplicativos que não sejam sensíveis à latência. O principal caso de uso do Optane, como a Intel o está promovendo, é o Modo de Memória.

Quando o 3D Xpoint foi anunciado inicialmente, há alguns anos, a Intel afirmou que ele era 1.000 vezes mais rápido que a NAND, com 1000 vezes mais resistência e 10 vezes mais potencial de densidade que a DRAM. Bem, isso foi um pouco exagerado, mas ele tem alguns elementos intrigantes.

A memória Optane, quando usada em 4 linhas de cache contíguas de 256 B, pode atingir velocidades de leitura de 8,3 GB/s e velocidades de gravação de 3,0 GB/s. Compare isso com a velocidade de leitura/gravação de cerca de 500 MB/s para um SSD SATA e o senhor verá o ganho de desempenho. Optane, lembre-se, está alimentando a memória, portanto, armazena em cache o conteúdo da SSD acessado com frequência.