Grandes aquisições atingem o mercado empresarial, BMC e Bain estão de olho nas empresas

O que está impulsionando essa tendência de compra?

Então, por que o interesse? Muito provavelmente, eles estão vendo os benefícios da abertura de capital que a Dell teve. Michael Dell tem dito repetidamente que a abertura de capital foi ótima para a empresa, pois não precisou atender “às exigências trimestrais de Wall Street”.

O que é lamentável é que essas empresas que estão fechando o capital por meio de aquisições alavancadas (LBOs) -CA, BMC, Dell e Citrix – não são favorecidas pelos tipos de Wall Street. Elas são empresas maduras com pouca história de crescimento. Wall Street é obcecada por crescimento. É só isso que lhe interessa. Não há melhor maneira de matar suas ações do que dizer que o próximo trimestre não está sendo bom.

Portanto, uma empresa como a CA, que tem capital aberto desde 1981, luta para contar uma história de crescimento. Ela fez várias aquisições estratégicas para ajudar a modificar e alterar sua linha de produtos. Ela ainda depende das vendas de software para mainframe, mas aumentou consideravelmente seus negócios empresariais. E é muito difícil fazer isso quando o senhor tem que fazer uma apresentação para analistas intrometidos de Wall Street a cada 90 dias. Essa é outra coisa sobre a qual Michael Dell falou ao abrir o capital. Ele poderia planejar e executar a estratégia de longo prazo sem a bobagem do “o que o senhor fez para mim neste trimestre”.

(Acho que ele odiava o ritual da empresa pública ainda mais do que Steve Jobs).

A abertura de capital de uma empresa permite que ela se concentre e se retraia para novos mercados sem o escrutínio do público. Isso parece estar fazendo maravilhas para a Dell, que é extremamente competitiva atualmente. Se empresas como BMC, CA e Citrix conseguirem uma revitalização semelhante e se adaptarem ao novo e moderno mundo orientado para a nuvem em que vivemos, melhor ainda para seus clientes.