A NEC afirma que o novo processador vetorial acelera o processamento de dados em 50 vezes

Parece que cada vez mais fornecedores estão olhando para além da arquitetura x86 em busca dos grandes saltos de desempenho necessários para impulsionar coisas como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. O Google e a IBM têm seus projetos de processadores, a Nvidia e a AMD estão posicionando suas GPUs como uma alternativa, e agora a NEC do Japão anunciou que um processador vetorial acelera o processamento de dados em mais de 50 vezes em comparação com a estrutura de computação em cluster Apache Spark.

+ Também na Network World: Especificações do NVM Express atualizadas para operações com uso intensivo de dados +

A empresa informou que seu processador vetorial, chamado Aurora Vector Engine, utiliza estruturas de dados de “matriz esparsa” para acelerar o desempenho do processador na execução de tarefas de aprendizado de máquina. Os computadores baseados em vetores são basicamente supercomputadores criados especificamente para lidar com grandes cálculos científicos e de engenharia. A Cray costumava construí-los nas décadas anteriores antes de mudar para os processadores x86.

Ele caiu em desuso à medida que o x86 diminuiu a diferença de desempenho, mas a NEC tem uma série de supercomputadores chamados SX que realmente aumentam a aposta. Cada CPU da nova geração, SX-ACE, pode gerar 256 gigaFLOPs de desempenho e endereçar 1 TB de memória, o que é bastante poderoso.