Google desenvolve dispositivo de transferência de dados em nuvem de alta capacidade

Como qualquer profissional de TI sabe e provavelmente aprendeu da maneira mais difícil, o senhor paga por cada bit de dados que transmite para o seu provedor de nuvem. Então, o que o senhor faz se quiser colocar alguns petabytes na nuvem? A conta pode chegar a milhares de dólares, e levará dias para transferir tudo – mesmo em circunstâncias ideais.

A Amazon apresentou uma solução prática, mas de baixa tecnologia, há dois anos, chamada Snowball. Tratava-se de um dispositivo de armazenamento enviado para o usuário, que era conectado à rede do seu data center, transferia todos os dados em altíssima velocidade e, em seguida, enviava o dispositivo de volta para um data center da Amazon, onde eles transferiam os dados para o usuário. É uma reminiscência da antiga Sneakernet, mas funcionava.

Agora, o Google lançou algo semelhante. O Google Transfer Appliance é semelhante em conceito ao Snowball, mas diferente em design e operação. Para começar, o Transfer Appliance foi projetado para ser montado em um rack de data center padrão de 19 polegadas, encaixando-se como um servidor, enquanto o Snowball se parece mais com uma torre de PC com a maioria dos design robusto do gabinete que eu já vi.