CPUs de núcleo único vs. CPUs de vários núcleos

Preços por núcleo

Esses chips muito grandes são normalmente usados para executar cargas de trabalho com vários núcleos, incluindo contêineres e máquinas virtuais, disse Patrick Kennedy, presidente e editor da Servir o lar, um site de testes independente para equipamentos de servidor de PMEs a empresas.

Como o software legado é licenciado por núcleo, as empresas devem buscar o mais alto desempenho por núcleo para minimizar as taxas de licença, disse ele. Grande parte da demanda por desempenho de núcleo único é para contornar essas taxas.

Núcleos recebem ajuda

Depois de anos em que a AMD ficou atrás da Intel em desempenho de núcleo único e múltiplo, as duas agora são iguais em ambos os benchmarks, diz Kennedy. “Eu diria que a Intel e a AMD são praticamente intercambiáveis na maioria dos aplicativos. Mas acho que há provavelmente de 10% a 15% de casos em que elas são muito diferentes”, disse ele.

“Para uma carga de trabalho corporativa de uso geral, acho que, realisticamente, o senhor poderia usar [Intel or AMD]. Mas, em geral, eu diria às pessoas que, neste momento, provavelmente vale a pena experimentar um de cada e tomar uma decisão com base em sua carga de trabalho”, disse Kennedy.

O desempenho das CPUs por si só não é mais o fator decisivo. Os servidores estão sendo cada vez mais ampliados por aceleradores como GPUs, FPGAs e processadores de IA que descarregam tarefas da CPU para acelerar o sistema como um todo.

Por exemplo, em qualquer coisa relacionada à terminação de VPN, Kennedy disse que usaria “100%” um processador Intel com uma placa de descarregamento de criptografia/compressão QuickAssist porque isso tira uma grande carga da CPU. Por outro lado, se ele estivesse fazendo algo que tivesse limitação de largura de banda de memória, usaria chips AMD Epyc porque os Epycs têm caches enormes.