A IBM apresenta a criptografia completa de dados nos novos mainframes da série Z

As atualizações de software lançadas com o z14 estão disponíveis para os clientes do mainframe z13, mas eles não poderão tirar o máximo proveito dos novos recursos de criptografia porque não terão os processadores de criptografia.

A IBM observa que a criptografia geralmente está ausente nos data centers corporativos e em nuvem porque as soluções atuais para servidores baseados em x86 podem degradar o desempenho e podem ser muito complexas e caras para gerenciar. Como resultado, a empresa observa que apenas cerca de 2% dos dados corporativos são criptografados atualmente, enquanto mais de 80% dos dados de dispositivos móveis são criptografados.

A IBM acredita que seu novo mainframe será particularmente popular entre as empresas da União Europeia, onde novas regulamentações relativas à criptografia e à proteção de dados devem entrar em vigor no próximo ano. A nova Regulamentação Geral de Proteção de Dados da UE, entre outras coisas, aplicará multas significativas a uma empresa sujeita a uma violação de dados, a menos que ela seja capaz de demonstrar que os dados foram criptografados e as chaves protegidas. As normas do GDPR entrarão em vigor no próximo ano.

Junto com o anúncio do mainframe, a IBM também anunciou o lançamento dos data centers IBM Cloud BlockChain em seis cidades do mundo, todos usando mainframes z14. Esses centros de dados oferecerão serviços de nuvem seguros usando a tecnologia de criptografia z14.

A empresa espera lançar o novo mainframe neste trimestre.