A AMD agora quer enfrentar a Nvidia no data center

É aqui que a AMD está realmente atrás da bola oito em relação à Nvidia. Todo o excelente hardware do mundo é inútil sem software, e a Nvidia tem uma vantagem de 10 anos quando se trata de software para HPC e IA. Alguns pesquisadores muito, muito inteligentes de Stanford desenvolveram a linguagem CUDA em 2007 para tirar proveito da natureza paralela das GPUs, e a Nvidia fez um excelente trabalho para levar a CUDA às universidades de todo o mundo.

Milhares de desenvolvedores conhecem a CUDA, e a Nvidia não está diminuindo o ritmo de seus esforços educacionais. Ela se tornou praticamente um padrão de fato para o processamento de GPU e é por isso que a AMD está efetivamente excluída dos mundos de HPC e IA.

A menos que a CUDA seja portada para a Radeon (o que não vai acontecer), a AMD está em uma situação difícil. Em geral, os desenvolvedores não gostam de dar suporte a uma série de linguagens e, se conhecem a CUDA, vão continuar com ela. O verdadeiro desafio da AMD é fazer com que os desenvolvedores adotem a ROCm em vez da CUDA, e isso vai ser difícil de vender.