Relatório: O preço da memória flash cairá mais rápido e ainda mais no quarto trimestre

Assim que a TrendForce publicou o relatório, os fabricantes de memória relataram um declínio nas vendas. A Micron anunciou que sua receita no quarto trimestre fiscal ficou 19,7% abaixo do mesmo trimestre do ano passado e disse que reduziria a capacidade de fabricação até que a demanda voltasse. Poucos dias depois, a Kioxia, empresa japonesa de fabricação de memória que se originou da Toshiba, anunciou um corte de 30% na produção de wafer, também citando as condições do mercado.

A TrendForce informou que espera que as remessas de servidores caiam no quarto trimestre deste ano, reduzindo a demanda por SSDs. Uma queda vertiginosa nas vendas de PCs este ano reduz ainda mais essa demanda, acelerando a concorrência de preços e apoiando a previsão da TrendForce de uma queda de 15% a 20% nos preços das SSDs no quarto trimestre.

Devido à construção de data centers nos últimos dois anos para lidar com o aumento do número de pessoas trabalhando remotamente devido à COVID, a demanda por SSDs superou a oferta, o que levou à escassez, disse Jim Handy, presidente da Objective Analysis. “Ninguém previu isso”, disse ele. “Parece que esse aumento está diminuindo e que o mercado superaquecido está pronto para voltar aos padrões de demanda mais típicos.”