O Efeito AMD pode estar de volta – e isso é bom

O DigiTimes, de Taiwan, que reconhecidamente tem um histórico irregular, relata A Intel apresentará sua plataforma de próxima geração Basin Falls na Computex 2017, em junho, alguns meses antes do esperado.

A plataforma Basin Falls consiste nos processadores Skylake-X e Kaby Lake-X e em um novo chipset, o X299. A plataforma Skylake-X aparentemente consistirá em três processadores de 140 W com seis, oito ou 10 núcleos. Uma variante de 12 núcleos será lançada em dezembro. O DigiTimes diz ainda que espera que o Basin Falls seja lançado na feira de jogos E3, em junho, apenas algumas semanas depois de ser apresentado na Computex. Não é de surpreender, já que o ponto forte da AMD com o Ryzen também é com os gamers.

A publicação também afirma que a Intel adiou o lançamento da arquitetura Coffee Lake de 14 nm para agosto, em vez de para o início de 2018.

Se o cronograma acelerado da Intel for preciso, isso mostra que a AMD fez o que era desesperadamente necessário: Acendeu um fogo competitivo sob a gigante complacente. É verdade que, com as vendas de PCs em baixa, não é difícil entender por que a Intel pode ter diminuído um pouco o ritmo. Eles acabaram com o Intel Developer Forum, embora ele ainda fosse bem frequentado. Atualmente, a ênfase está fora do PC, com exceção dos jogos, mas a AMD fará com que a Intel lute por cada venda que conseguir, e isso só beneficia o consumidor.