Esses são participantes estabelecidos que têm uma boa fatia do mercado. Mais importante ainda, a Celestica e a Delta são empresas americanas, enquanto a Edgecore está localizada em Taiwan. Dada a preocupação com equipamentos de rede e de servidor de fornecedores chineses, isso pode ajudar a acalmar os compradores hesitantes.
A AWS, a Microsoft, o Google, a IBM e a maioria dos provedores de nuvem usam caixas brancas sem marca dos EUA e da China em seus data centers, em vez dos servidores mais caros e de uso geral da HPE e da Dell. Esses servidores de caixa branca tendem a ter alguns recursos removidos, como portas desnecessárias, com ênfase na alta taxa de transferência.
Esse uso fez com que o o mercado de servidores white box é um sucesso estrondoso, quando suas vendas são consideradas coletivamente. A HPE e a Dell ainda estão no topo como fornecedores individuais. Ainda assim, com a Amazon, a Microsoft, o Facebook e o Google construindo data centers do tamanho de estádios de futebol, isso fez maravilhas para esses senhores.
Desafio para a Amazon: fornecer serviços de suporte
O verdadeiro calcanhar de Aquiles da AWS, no entanto, não é enfrentar a Cisco; é o suporte. Como observa o The Information, a rede está entre os desafios mais complexos para as empresas que desejam acoplar suas nuvens privadas a nuvens públicas, como a AWS. Se os dispositivos da Amazon são uma tentativa de simplificar a conexão da nuvem híbrida, tenho uma pergunta: Quem vai dar suporte a isso?
A AWS tem parceiros, mas a empresa fica aquém dos MVPs da Microsoft e das consultorias de serviços globais da IBM. Li mais de uma vez que, com a AWS, muitas vezes o senhor está por conta própria, em comparação com o Microsoft Azure. A AWS precisará melhorar significativamente seu jogo de consultoria se quiser tornar esses dispositivos fáceis de acessar seus serviços, porque a última coisa que qualquer empresa quer é que um caminhão de entrega da Amazon jogue um monte de caixas em sua entrada e diga: “Até mais!” A AWS terá que trazer pessoas para fazer a instalação e a configuração.
Ainda assim, o relatório diz que a Amazon está a 18 meses do lançamento, o que lhe dá bastante tempo para resolver todas essas questões.