AMD planeja sua ação contra a Intel no data center

O que elas tendem a não investir é na expansão ou atualização das instalações do data center. Por enquanto, elas estão se contentando com o espaço que têm e com a energia e o resfriamento que possuem. E quando ficarem sem espaço, mudarão para um ambiente hospedado ou gerenciado ou para a nuvem pública, acrescentou.

Cortes de preços da Intel

Aparentemente, a proposta está sendo ouvida. O ServeTheHome, um site de notícias e análises de hardware de servidor, afirma ter ouvido de “vários clientes” que a Intel está oferecendo descontos significativos para seus processadores Xeon, olhando para o Epyc e em quantidades bem abaixo de bandejas de 1.000 unidades, o que significa que não se trata apenas de seus maiores clientes.

“Um gatilho importante parece ser a disposição de uma organização em adotar o AMD Epyc. Nosso conselho, se o senhor estiver comprando apenas 50 a 100 servidores, é que obtenha uma cotação do sistema AMD Epyc com seu revendedor. Fazer isso parece ser o gatilho para as aprovações de desconto da Intel”. STH escreve.

A Intel tem outro motivo para se preocupar. Surgiu uma nova vulnerabilidade chamada Foreshadow. Ela é semelhante às vulnerabilidades Spectre/Meltdown, pois está embutida no silício e a correção do software tem um impacto significativo no desempenho.

Os chips Intel usam um recurso chamado Software Guard Extensions, ou SGX, que permite que os programas estabeleçam os chamados enclaves seguros dentro dos processadores Intel. Essas são áreas do chip, em seu cache L1, que são isoladas para executar códigos que o sistema operacional do computador não pode acessar ou alterar.

(O senhor sabe o que vem a seguir, certo?)