A Intel encerra a linha de produtos Xeon Phi

A escrita estava na parede quando Avinash Sodani, arquiteto-chefe do chip Knights Landing, aceitou um emprego na Cavium em setembro de 2016. Mas, na verdade, ele provavelmente viu o que estava por vir: que o Xeon Phi seria obsoleto pelos próximos Xeons.

A Intel está lançando uma nova linha de Xeons, chamada Xeon Scalable Platform. Eles são baseados na nova arquitetura Skylake, que representou um grande salto em relação à geração anterior de Haswell e Broadwell.

Inovações do Xeon Phi incluídas na Xeon Scalable Platform

Muitas das inovações do Phi foram efetivamente incorporadas à plataforma Xeon Scalable, como as extensões AVX512 e outros recursos de aceleração. Portanto, o Phi era efetivamente redundante. A história está se repetindo há mais de 30 anos. Presumo que muitos de meus leitores tenham idade suficiente para se lembrar do coprocessador matemático 80387. Na época, eu vendia computadores e vendi vários PCs para escritórios que trabalhavam com o Lotus 1-2-3. Depois veio o 80486 com um coprocessador matemático integrado. O mesmo processo se repetiu várias vezes nas últimas três décadas.