A Intel continua a otimizar seus produtos em torno da IA

Intel envia as primeiras unidades de produção do Optane DC

Shenoy também apresentou uma atualização sobre a memória persistente Intel Optane DC, que é uma nova classe de memória e armazenamento que fica entre a DDR e a memória flash NAND em termos de velocidade e desempenho. E é exatamente aí que ela se situa, entre a DRAM e os SSDs, atuando como um cache de SSD e capaz de atingir até oito vezes o desempenho de um cenário somente com DRAM.

A Intel disse que enviou as primeiras unidades de produção do Optane para o Google e que a disponibilidade geral está planejada para 2019.

Processador de IA Nervana pronto para ser lançado

A Intel é proprietária de dois processadores de IA, Nervana e Movidius, e a empresa informou que o primeiro chip comercial da Nervana, o NNP L-1000, deve ser lançado em 2019. Um chip anterior foi disponibilizado para os desenvolvedores começarem a trabalhar em aplicativos, mas esse será o primeiro processador do mercado de massa. A Intel alega uma melhoria de três a quatro vezes no desempenho de treinamento em relação ao chip NNP de primeira geração.

A Intel tem passado por maus bocados ultimamente: perda de seu CEO; enfrentando um AMD revitalizada; lidando com a Spectre e Meltdown a Nvidia está tomando seu café da manhã, almoço e jantar no espaço de IA; e sua enorme luta para chegar à fabricação de 10 nm. Até agora, porém, a empresa continua a executar seu roteiro. Agora, ela precisa cumprir as promessas.