A eficiência energética do data center aumenta, mas também aumentam as quedas de energia

“Não podemos determinar isso”, ela me disse. “Algumas pessoas na mídia fizeram essa conexão, mas correlação não é causalidade. É certamente possível que eles estejam ligados e que algumas descobertas sobre eficiência estejam relacionadas, mas não as associamos.”

A maioria dos incidentes de tempo de inatividade durou de uma a quatro horas. A Uptime perguntou às pessoas que sofreram uma paralisação qual era o custo estimado, mas 43% não calcularam o custo de uma paralisação. Isso se deve ao fato de que muitos fatores para determinar a causa estavam fora da especialidade dessa pessoa. Metade das pessoas que fizeram uma estimativa disse que o custo foi inferior a US$ 100.000, mas 3% disseram que os custos foram superiores a US$ 10 milhões.

O que causa interrupções no data center?

As principais causas de interrupções no data center são: falta de energia (33%), falhas na rede (30%), erros da equipe de TI ou de software (28%), falhas no local sem energia (12%) e interrupções de provedores de serviços terceirizados (31%).

Errar é humano, e essa pesquisa mostrou isso. Quase 80% disseram que a interrupção mais recente poderia ter sido evitada. E esse erro humano se estende às decisões gerenciais, disse Ascierto.

“Muitas vezes, as pessoas falam que o erro humano é a causa das interrupções de serviço, mas isso pode incluir erros de gerenciamento, como equipamentos mal conservados ou desclassificados que podem não corresponder aos requisitos de tempo de operação”, disse ela. “O erro humano se resume à responsabilidade da gerência.”

Ela acrescentou que outra causa de falhas é a tendência de consolidação do data center, com as empresas transferindo as cargas de trabalho dos data centers secundários para os primários. Isso leva tempo e, como o secundário está sendo desativado, o proprietário não investe nele. Assim, o desgaste e a negligência se infiltram em um data center condenado, aumentando a probabilidade de falha.