Yahoo vende seu projeto de data center “galinheiro

Como funciona o projeto do Yahoo Computing Coop

O projeto do Yahoo Computing Coop maximiza o uso do ar externo para resfriamento e o complementa com resfriamento evaporativo quando necessário. Lockport, Nova York, não fica muito longe de Buffalo, com seus invernos lendários, portanto o edifício tem muito resfriamento natural para aproveitar. O ar frio entra no edifício por meio de persianas em uma das paredes e preenche um plenum, onde é levado à temperatura e à umidade adequadas.

O projeto utiliza ventiladores para direcionar o ar frio através dos servidores e para uma “chaminé” central, através da qual o ar quente sobe por convecção natural para a cobertura que dá ao edifício sua aparência de galinheiro. Uma vez no topo, o ar é absorvido para recirculação ou empurrado para fora.

Esse projeto me lembra um pouco os gabinetes do Sistemas ChatsworthA Chatsworth Systems, uma das fornecedoras desconhecidas do data center quando se trata de design exclusivo. Em vez de soprar o ar quente pela parte de trás do gabinete no design usual de corredor quente/corredor frio, seus gabinetes usam convecção para sugar o ar frio na parte inferior do gabinete e enviar o ar quente para cima e para fora de uma chaminé na parte superior, que pode então ir para uma saída de ar condicionado.

O resultado são fileiras de todos os corredores frios e uma eficiência considerável. A SoftLayer, muito antes de ser comprada pela IBM, era um host de data center chamado The Planet. Ele usava os gabinetes Chatsworth e tinha uma PUE de 1,25 em 2008, o que era muito impressionante na época – e ainda é. O chefe de operações me disse na época que a PUE era graças ao uso dos gabinetes Chatsworth. O conceito utiliza a física, e não a eletricidade, para obter resfriamento, seja em um gabinete ou em um data center inteiro.

O Yahoo prestou um grande serviço ao mundo quando entregou o Hadoop, seu próprio projeto interno, à Fundação Apache. Poderia tê-lo mantido como vantagem competitiva, mas não o fez, principalmente porque, afinal, foi desenvolvido com base no MapReduce do Google.

Seria uma pena ver a Alphabet, a Microsoft ou a Rackspace se apoderarem dessas patentes disponíveis e manterem o design cooperativo para si. Todo projeto de data center deveria ter a oportunidade de usar a criação do Yahoo. Mas as patentes são do Yahoo para serem vendidas, e se uma empresa vai se apoderar delas e manter o molho secreto para si, é assim que as fichas caem.