Xilinx lança processadores Versal HBM para o centro de dados

No coração do Versal HBM está a DRAM HBM2e na matriz do processador, fornecendo 820 GB/s de taxa de transferência e 32 GB de capacidade para 8 vezes mais largura de banda de memória e 63% menos energia do que as implementações DDR5, que ainda nem foram lançadas.

O HBM é uma DRAM on-chip que funciona muito mais rápido do que a DRAM padrão. Isso, combinado com o fato de estar no die da CPU em vez de em sticks físicos separados de DRAM, significa um desempenho de memória muito mais rápido e pouquíssima latência para aplicativos com uso intensivo de computação e memória.

Ele também é um excelente processador de rede, oferecendo 5,6 Tb/s de largura de banda serial com transceptores PAM4 de 112 Gb/s, 2,4 Tb/s de largura de banda Ethernet escalonável, 1,2 Tb/s de taxa de transferência de criptografia de linha, 600 Gb/s de conectividade Interlaken e 1,5 Tb/s de largura de banda PCIe Gen5 com DMA integrado, com suporte para interconexões CCIX e CXL. São muitos padrões, protocolos e taxas de dados em um único pacote.