O crescimento dos dados é mais rápido do que a capacidade dos discos rígidos
O fato é que os dados estão crescendo mais rapidamente do que a capacidade do disco rígido. De acordo com o pesquisa da IDC (patrocinada pela Seagate, vale ressaltar), até 2025 a esfera de dados global crescerá para 163 zettabytes (um zettabyte é um trilhão de gigabytes). Isso é 10 vezes mais do que os 16,1 ZB de dados gerados em 2016. Grande parte desses dados virá do Big Data e da análise, especialmente da Internet das Coisas (IoT), em que os dados dos sensores estarão coletando gigabytes de dados por segundo.
E esses conjuntos de dados são tão grandes que muitas empresas não os utilizam em sua totalidade. Elas despejam os dados acumulados no que chamamos de lagos de dados para serem processados mais tarde, se é que serão. Já vi estimativas de que os dados coletados não são utilizados em até 90%. Mas eles precisam estar em algum lugar, e esse lugar é o disco rígido.
O senhor sabe que isso é apenas Big Data. As pessoas físicas também estão gerando grandes quantidades de dados. O fornecedor de backup e armazenamento on-line BackBlaze, que viu seu perfil subir depois que começou a relatar falhas em discos rígidos, usa centenas de milhares de unidades em seus centros de dados. Ela acabou de fazer um pedido de 100 petabytes de armazenamento em disco, e planeja implementar todos os no quarto trimestre deste ano. E ela tem planos para outro pedido maciço para o primeiro trimestre. E esse é apenas um fornecedor de armazenamento on-line entre dezenas.