O acordo também beneficiaria a WD em um momento em que o governo dos EUA e o setor de TI estão procurando maneiras de reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros. É verdade que a Kioxia está sediada no Japão, mas os EUA têm um relacionamento muito mais amigável com o Japão do que com a China.
De acordo com os números mais recentes da TrendForce, a empresa de análise do mercado de memória, a Kioxia tem 18,3% de participação no mercado de flash NAND, enquanto a Western Digital tem 14,7%. A empresa resultante da fusão ficaria logo atrás da líder de mercado Samsung, que atualmente tem uma participação de 34%.
Se o negócio for concretizado, isso significa que o mercado de flash NAND se consolidará de seis para quatro participantes; a SK Hynix da Coreia do Sul, com 12,3% de participação no mercado, está em processo de compra do negócio de flash da Intel, que tem 6,7% de participação. E a consolidação raramente é boa para os preços. Talvez para o fornecedor, mas o cliente perde com menos opções.