No anúncio, a Microsoft observa que essa versão do Visual Studio oferece o Xamarin Studio IDE centrado em dispositivos móveis como uma “verdadeira ferramenta de desenvolvimento para .NET e C# que prioriza os dispositivos móveis e a nuvem”, além de trazer a experiência de desenvolvimento do Visual Studio para o Mac pela primeira vez.
“Em sua essência, o Visual Studio para Mac é uma contraparte macOS da versão Windows do Visual Studio. Se o senhor gosta da experiência de desenvolvimento do Visual Studio, mas precisa ou quer usar o macOS, deve se sentir em casa. Sua experiência de usuário é inspirada no Visual Studio, mas foi projetada para ter a aparência de um cidadão nativo do macOS. E, assim como o Visual Studio para Windows, ele é complementado pelo Visual Studio Code para os momentos em que o usuário não precisa de um IDE completo, mas deseja um editor de código-fonte autônomo leve, porém rico”, escreveu Mikayla Hutchinson, gerente de programa sênior da Microsoft.
O Visual Studio para Mac também tem muito em comum com seu irmão do Windows, mas não tudo. O IntelliSense e a refatoração usam a Roslyn Compiler Platform; o sistema de projetos e o mecanismo de compilação usam o MSBuild; e o editor de código-fonte suporta pacotes TextMate. Ele usa os mesmos mecanismos de depuração para aplicativos Xamarin e .NET Core, e usa os mesmos designers para Xamarin.iOS e Xamarin.Android.