O USB4 também tem melhor alocação de recursos para vídeo, portanto, se o senhor usar uma porta USB4 para mover vídeo e dados ao mesmo tempo, a porta alocará a largura de banda de acordo. Isso permitirá que um computador use tanto uma GPU externa em um gabinete independente, que chegou ao mercado apenas por causa do Thunderbolt 3, quanto um SSD externo.
Isso pode abrir todos os tipos de novos designs de servidor, pois dispositivos grandes e volumosos, como GPUs ou outras placas que não cabem facilmente em um gabinete 1U ou 2U, agora podem ser conectados externamente e executados em velocidades comparáveis às de um dispositivo interno.
É claro que levará algum tempo até que vejamos PCs com portas USB 4, sem falar em servidores. Levou anos para que o USB 3 chegasse aos PCs, e a adoção do USB-C tem sido muito lenta. Os pen drives com USB 2 ainda são a maior parte do mercado para esses dispositivos, e as placas-mãe ainda são fornecidas com USB 2.
Ainda assim, o USB4 tem o potencial de ser uma interface unificadora que se livra de cabos volumosos com plugues grandes demais e oferece uma taxa de transferência que pode satisfazer a todos, desde um usuário de laptop até um administrador de servidor.