Switch recorre às baterias da Tesla para armazenamento de energia solar

Os data centers são frequentemente construídos perto de fontes renováveis de energia, geralmente hidrelétricas. É por isso que muitos data centers da Amazon, Google, Facebook e Microsoft estão localizados perto de rios. A energia solar é a forma de energia mais fácil de coletar, mas também é a mais inconstante. Os sites movidos a energia solar estão à mercê de armazenamento de energia suficiente para fornecer eletricidade durante a escuridão e os dias nublados.

Adam Kramer, vice-presidente executivo de estratégia da Switch, diz que o pico de produção solar é por volta das 13 horas, quando o sol está alto, mas o pico geral de demanda do consumidor é por volta das 17 às 18 horas, quando o sol está se pondo ou já se pôs, dependendo da época do ano.

Ao administrar um data centerr, não há horários de pico. “A Internet funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se não estão usando em Nova York, estão usando em L.A. Temos um perfil de energia muito plano. Nossa carga parece a mesma às 2h da manhã e às 2h da tarde”, disse-me Kramer.