Supermicro lança iniciativa de resfriamento líquido

Super Micro Computer, a.k.a. Supermicroestá adicionando uma gama de soluções de resfriamento líquido aos seus produtos para servidores. Trabalhando com os clientes, a Supermicro irá projetar, implementar e testar as mais recentes tecnologias de resfriamento líquido no nível do rack. Os clientes que implementarem o resfriamento líquido podem melhorar a PUE (eficiência do uso de energia) e o TCO do data center em mais de 40%, reduzindo os custos de energia, diz a empresa.

O resfriamento é para novos sistemas que estão chegando ao mercado. Como a maioria dos OEMs que suportam o resfriamento líquido, a Supermicro não está recomendando retrofits para instalações existentes. Ela cita dois motivos: Primeiro, seria caro, pois o senhor teria que perfurar o rack e o chassi do servidor para abrir espaço para a tubulação de resfriamento. E, segundo, todo o rack ou cluster teria que ficar inativo enquanto o retrofit estivesse sendo feito, e a maioria das empresas não tolera isso.

Os sistemas selecionados da Supermicro incluem não apenas servidores com tecnologia x86, mas também os mais recentes sistemas de GPU. Os sistemas SuperBlades, BigTwin e Ultra da Supermicro foram projetados para cargas de trabalho e aplicativos exigentes, como IA, computação de alto desempenho (HPC) e cargas de trabalho relacionadas em que são necessárias CPUs e GPUs de alta frequência e densamente compactadas.