O ar quente é resfriado ao passar por tubos de refrigerante na unidade que absorvem o calor do ar aquecido. O refrigerante aquecido é bombeado por um trocador de calor localizado fora do gabinete, onde um ventilador sopra sobre os tubos para resfriar o Freon. O refrigerante é então encaminhado de volta para o ar-condicionado dentro do gabinete.
Obviamente, esse projeto é para data centers fora do padrão, sem ar condicionado. O projeto tradicional de data center exige o resfriamento do ar sob um piso elevado e o encaminhamento para os gabinetes de servidor. Porém, em um escritório remoto ou em um local de borda, não é possível ter um piso elevado.
A empresa apresenta o Uniflair como oferecendo até 3,5 kW de resfriamento para resfriar um único rack de equipamentos de TI. A unidade apresenta controle automatizado dos ventiladores para ajustar a temperatura e integração com o software de gerenciamento de data center (DCIM) da Schneider, EcoStruxure IT Expert e EcoStruxure Asset Advisor. O EcoStructure é a arquitetura e plataforma de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT da empresa. O EcoStruxure aproveita os avanços em IoT, mobilidade, sensoriamento, nuvem, análise e segurança cibernética, diz a empresa.