Os orçamentos de TI continuam apertados devido à migração para a nuvem

O clima entre os executivos de TI é certamente melhor, pois 43% consideram a perspectiva de negócios mais positiva ou muito mais positiva do que em 2017, em comparação com 19% que temem que o clima de negócios seja mais negativo ou muito mais negativo, e 38% acham que o ambiente de negócios será praticamente o mesmo.

Orçamentos operacionais aumentam

Embora os gastos com infraestrutura estejam em baixa, os orçamentos operacionais estão em alta, de certa forma. A empresa prevê que 63% das empresas aumentarão seu orçamento operacional, mas esse aumento será de apenas 2% para as empresas americanas e canadenses. Isso é um reflexo da maneira como as organizações de TI estão mudando seus gastos porque a nuvem, o SaaS e as tecnologias relacionadas estão tornando-as mais eficientes. Elas não estão aumentando os orçamentos no ritmo do crescimento da receita porque são capazes de atender às suas necessidades de TI por menos.

A terceirização também está sofrendo um golpe graças à mudança para a nuvem. Quase dois terços das empresas pesquisadas, 63% no total, não planejam nenhuma mudança ou uma redução na terceirização, enquanto 37% planejam um aumento. Novamente, é a mesma história. Com a mudança para a nuvem, elas não precisam terceirizar. As funções não críticas para a missão serão transferidas para a nuvem, enquanto a empresa manterá as funções e os aplicativos importantes.

Segurança e privacidade são a principal prioridade orçamentária dos executivos de TI, com 71% dizendo que planejam aumentar os gastos nessa categoria, seguidos por 60% para aplicativos em nuvem, 59% para business intelligence e 45% para infraestrutura em nuvem.