A AMD registrou mais um trimestre de crescimento excepcional nas vendas de seus chips para servidores, proporcionando à empresa o maior ganho em um único trimestre para CPUs de servidores desde 2006 e consumindo o segmento de mercado mais valioso da Intel, de acordo com o último relatório de mercado da Mercury Research.
Falaremos sobre o segmento de desktops mais tarde, mas a participação da AMD na CPU de servidor cresceu 1,8 ponto percentual do quarto trimestre de 2020 ao primeiro trimestre de 2021, de 7,1% para 8,9%. Isso é surpreendente, pois os números de servidores não se movem tão rapidamente. No mesmo período de um único trimestre, a Intel caiu 1,8 ponto percentual, de 92,9% para 91,1%.
Há uma sazonalidade no mercado de servidores, em que é normal que as vendas caiam no primeiro trimestre, disse-me Dean McCarron, presidente da Mercury Research. As empresas de servidores em nuvem, como a AWS e o Google, passam por um ciclo de construção/queima em que compram muito e, depois, levam algum tempo para implementar tudo. No momento, estamos na parte inferior do ciclo de construção, em que elas compram a menor quantidade possível, portanto, se elas estão apresentando esses tipos de números em um momento de baixa, será ainda melhor quando começarem a comprar novamente.