“A Internet é a rede mais importante do mundo, mas é incrivelmente volátil. As interrupções na Internet podem afetar profundamente empresas, governos e operadoras de rede”, disse Kyle York, vice-presidente de estratégia de produtos da Oracle Cloud Infrastructure e gerente geral da unidade de negócios global Dyn da Oracle, em um comunicado. “Como resultado, todas essas partes interessadas precisam de melhor visibilidade da saúde da Internet global. Com essa oferta, estamos cumprindo nosso compromisso de torná-la uma experiência melhor e mais estável para todos que dependem dela.”
A latência entre os serviços no local e na nuvem pode ser um problema em alguns casos de uso, e pode ser difícil identificar o motivo – além da Netflix e do YouTube. Isso permite que as operadoras de rede identifiquem onde pode estar o problema e reajam de acordo.
O Internet Intelligence Map apresenta estatísticas de conectividade em nível de país com base em traceroutes, BGP e volumes de consulta de DNS em um único painel que lembra os relatórios de tráfego do Google Maps. O Google tem centenas de servidores de medição em todo o mundo que realizam milhões de verificações de traceroute todos os dias para manter o site.
O serviço básico é gratuito, mas a Oracle está vendendo conjuntos de dados para ferramentas de análise, planejamento e solução de problemas.