Finalmente, o experimento de sistema operacional móvel da Microsoft chegou ao fim. O suporte para a última versão do Windows 10 Mobile será encerrado em 10 de dezembro.
Atualização: Surpresa! A Microsoft concedeu ao Windows 10 Mobile um adiamento de última hora, agendando uma atualização final da Patch Tuesday em 14 de janeiro de 2020, alinhando-se com a data do fim da vida útil do Windows 7, como ZDNet observou. O senhor tem um pouco mais de tempo para pegar seus dados e seguir em frente, mas o fim ainda está próximo.
Os telefones Windows ainda funcionarão, mas a última onda de dispositivos Windows Mobile que executam a última versão oficial suportada do Windows 10 Mobile (versão 1709, o Windows 10 Fall Creators Update) não receberá mais atualizações ou patches para o Windows 10 Mobile – recursos, segurança ou outros. Oficialmente, ele deixará de existir.
Se o senhor é proprietário de um Lumia 640 ou 640XL, já sentiu o toque da morte: O suporte para esses dispositivos terminou em junho. Mas para o último grito dos dispositivos Windows, que incluía o HP Elite x3, Microsoft Lumia 550, 650 e o Lumia 950/950 XL; Alcatel IDOL 4S e 4S Pro; e o Alcatel OneTouch Fierce XL – é hora de o senhor aposentar esses dispositivos e seguir em frente.
Se não o fizer, bem, o senhor saiu do jardim murado da Microsoft e foi para o interior. O aplicativo Store da Microsoft pode funcionar – ou não. Os aplicativos podem ser suportados, a Microsoft dizmas a duração do suporte depende do desenvolvedor.
A única solução prática – e a recomendação da Microsoft – é criar um backup manual de seus dados até 10 de dezembro, para o caso de algo dar errado. (Configurações > Atualização & segurança > Backup > Mais opções > Voltar agora) “A criação automática ou manual de novos backups de dispositivos para configurações e alguns aplicativos continuará por 3 meses, terminando em 10 de março de 2020”, acrescenta a Microsoft, mas não está claro que aplicativos receberão esses backups.
Mudança do Windows Phone para o Android
Tanto os iPhones da Apple quanto os telefones que executam o sistema operacional Google Android têm acesso a aplicativos de autoria da Microsoft que replicam algumas das funcionalidades dos telefones com Windows 10 Mobile. No entanto, a natureza mais aberta do Android tem permitido, tradicionalmente, mais liberdade para conectar esses telefones aos serviços da Microsoft.

Embora os serviços da Microsoft funcionem tanto no Android quanto no iOS, o Android oferece mais flexibilidade.
Faça backup de seu Windows Phone
Se o senhor finalmente foi convencido a mudar para um telefone Android, certifique-se de que o seu Windows phone atual tenha um backup: fotos sincronizadas, e-mails salvos, etc. E guarde o telefone! Se houver documentos ou anexos aleatórios que o senhor não tenha certeza de que foram salvos, use o aplicativo OneDrive para fazer backup deles em seu armazenamento em nuvem ou em outro local. O mesmo vale para MP3s ou vídeos antigos que o senhor tenha por aí.
Registre-se em uma conta do Google
Se ainda não tiver uma, o senhor precisará criar uma conta do Google, pois ela é parte integrante da experiência do Android. O Google o incentivará a usar sua conta do Android/Gmail como seu cliente de e-mail principal, mas não é obrigatório.
Aplicativos da Microsoft no Android
Em vez disso, baixe o excelente aplicativo Outlook para Android, cujo calendário é muito mais prático e direto do que o aplicativo Calendário nativo do Android. Outros aplicativos recomendados incluem o OneDrive, para fazer backup de fotos na nuvem da Microsoft, e o Seu telefoneque foi projetado para conectar seu telefone Android e seu PC.
Exportar contatos e mensagens
Certifique-se de exportar os contatos e as mensagens SMS do seu telefone. Exportar seus contatos do Windows para o Android é bastante fácil: acesse Outlook.com na Web, vá para a guia Pessoas e selecione a opção Gerenciar no menu suspenso no canto superior direito. Exporte os contatos para um arquivo .CSV.

Veja como encontrar a opção de exportar seus contatos do People.
Continue na Web até contacts.gmail.com, que também pode ser acessado no menu “Google Apps”, ao lado da foto do seu perfil, no canto superior direito.
É aqui que o senhor precisará usar a conta do Google na qual se inscreveu. Quando estiver no aplicativo Contatos, há uma opção Importar no painel esquerdo, que o senhor pode usar para abrir esse arquivo CSV no Google e importar seus contatos. Eles serão sincronizados com seu telefone.

Em seguida, importe esses contatos para o Google Contacts.
A exportação de mensagens de texto SMS do Windows para o Android é um pouco mais complicada. Quando migrei o Windows Phone da minha esposa para um telefone Android, usei o WP Message Backupque é um aplicativo “freemium” que permite exportar textos SMS, imagens, mensagens de grupo e similares para um arquivo XML. Infelizmente, a versão gratuita exporta apenas 100 mensagens por vez, o que pode se tornar obsoleto rapidamente. Esse arquivo XML pode ser carregado na nuvem e, em seguida, baixado para um telefone Android, ou transferido sem fio ou via USB. Em seguida, o senhor precisará restaurar os arquivos SMS no seu telefone Android por meio de um dos vários aplicativos de restauração de SMS para Android na Google Play Store.

Não use o aplicativo básico WP Message Backup para realmente enviar e receber mensagens de texto SMS – ele é bom para transferir arquivos.
Se desejar, o senhor pode até mesmo usar a Microsoft por completo e instalar o aplicativo Microsoft Launcher, que pode ser sincronizado com a imagem do dia do Bing e servir como porta de entrada para outros aplicativos e serviços da Microsoft disponíveis em seu telefone Android.
Lembre-se de que, embora a Microsoft tenha anunciado um novo Microsoft phone – o Surface Duo-ele só funcionará com Android. Como o Duo está programado para ser lançado daqui a um ano, no feriado de 2020, o senhor tem uma oportunidade futura de comprar um telefone da Microsoft. Mas e quanto ao Windows Mobile? Ele está tão morto quanto o fantasma do Natal passado.