Em seguida, ele desligou a máquina virtual, adicionou o rastreamento de NIC no VirtualBox e a deixou em execução durante a noite.
Burnett descobriu que, embora isso tenha reduzido significativamente o tráfego, nem tudo foi desligado e algumas coisas quebraram. O Windows ainda coleta informações de telemetria sobre os programas que o senhor executa, diagnósticos de aplicativos, DRM do Windows, Microsoft Office e a que os aplicativos Mail e Calendar têm acesso. Ele também permitiu que as telas irritantes do Microsoft OneDrive passassem, mesmo que o OneDrive estivesse desativado.
No lado negativo, ele observou que as atualizações do Windows estão desativadas e os certificados SSL raiz não são atualizados. Além disso, Burnett observou muitos erros no registro de eventos para a configuração do dispositivo. Isso significa que não há atualizações de drivers. O Windows também pensou que não estava conectado à Internet durante essa fase de teste.
Os usuários domésticos e profissionais estão em situação muito pior devido às limitações de algumas configurações e à falta de conhecimento do usuário médio, observa ele. A maioria das pessoas provavelmente não mexe nas configurações, portanto, elas estão nos níveis padrão máximos.
Burnett disse que não está defendendo o abandono do Windows; ele quer que a Microsoft “conserte-o”. Não sei exatamente o que ele quer dizer com “consertar”, mas ele prosseguiu dizendo: “Se não conseguirmos consertar… o senhor pode fazer isso? então abandonamos o Windows”.