O Uptime Institute emite um alerta meteorológico para os data centers

Acho que eles estão sendo alarmistas em relação à escassez de abastecimento de água. Muitas das principais operadoras de data center, como o Google e a Microsoft, colocam seus data centers em locais fora do caminho, perto de rios, para que tenham um suprimento imediato de energia hidrelétrica e água. É claro que as coisas são diferentes para os data centers corporativos ou aqueles com presença nacional, como a Equinix.

A maioria dos data centers não está preparada para eventos climáticos severos

Uma coisa que não é exagerada é a falta de preocupação por parte das organizações. A maioria dos operadores de data centers não espera ser afetada pelas mudanças climáticas ou simplesmente não parece se importar. Por exemplo, 90% das organizações pesquisadas não achavam que precisavam de um plano para mitigar o aumento dos riscos de inundação.

A pesquisa também revelou que 71% não estavam se preparando para eventos climáticos severos e 45% estão ignorando o risco de interrupções causadas pelas mudanças climáticas. Apenas 33% disseram que estão reavaliando suas tecnologias atuais de infraestrutura de data center, como sistemas de resfriamento, para melhorar a confiabilidade.

O documento da Uptime identifica três áreas nas quais as operadoras de data center devem se concentrar se quiserem estar mais bem preparadas para eventos climáticos extremos: pessoal, refrigeração e combustível. Em uma tempestade, a equipe vai colocar a família em primeiro lugar. Isso é natural, portanto, prepare-se para manter a equipe em mente com coisas como alimentos armazenados ou acomodações em hotéis próximos.

A Uptime também descobriu que muitas operadoras não planejam o aumento do calor e da umidade ao projetar seu data center e usam sistemas que exigem grandes quantidades de água, que podem ser desligadas em um desastre.

Por fim, o relatório constatou que as operadoras não levam em conta a perda de suprimento de combustível no data center. A maioria coloca seus motores e bombas de combustível no porão, que será inundado primeiro, obviamente.