A tecnologia produz a energia no local em vez de canalizá-la pela rede elétrica. O eBay, por exemplo, usa células de combustível Bloom para alimentar seu data center em Utah e usa a rede elétrica como backup. No cenário antigo, o eBay usaria a rede como fonte primária e geradores a diesel como reserva.
No total, os 12 data centers da Equinix alimentados pelas células Bloom gerarão cerca de 37 megawatts, o que os torna a maior implantação individual de células de combustível para data centers até o momento. A Equinix é a maior empresa de colocation e interconexão do mundo e tem uma meta de longo prazo de alimentar seus data centers com 100% de energia renovável. Até o momento, está em 56%, de acordo com seu relatório de sustentabilidade mais recente.
Células de combustível para todos os data centers?
O que é bom para a Equinix será, sem dúvida, bom para o restante do mercado de data centers, inclusive para os data centers privados. Os data centers são um grande dreno de energia em nível nacional. De acordo com um estudo do governo, os data centers dos EUA consumiram cerca de 70 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade em 2014, o ano mais recente analisado, o que representa 2% do consumo total de energia do país.