O preço dos chips de memória NAND deve aumentar em até 40%

Mas Jim “The Memory Guy” Handy, analista principal da Objective Analysis, diz que tudo isso é exagerado, especialmente os relatórios da Toshiba. “O senhor se lembra da queda de energia da Toshiba há alguns meses, que causaria uma escassez maciça? Bem, isso nunca aconteceu! Eles nunca cortaram a produção! Isso aumentaria seu custo/unidade, o que é como beber veneno para um fabricante de memória”, ele me disse por e-mail.

“Com a entrada em operação do YMTC, não há motivo para esperar uma escassez tão cedo e, sem uma escassez, não há motivo para os preços aumentarem. Além disso, muitos outros fabricantes estão aumentando a nova capacidade (excedente): Samsung, Kioxia, Intel”, acrescentou.

A YMTC é a nova fabricante de flash NAND da China, a Yangtze River Memory Technology Company. Eles estão fazendo amostras, mas ainda não estão enviando, de NAND 3D. Quando entrarem no mercado, o senhor pode esperar um suprimento ainda maior de NAND, embora provavelmente seja para consumo chinês. Melhor ainda, pois isso significa que a China não vai absorver o restante do suprimento.

O DigiTimes tem um grande histórico de acertos e erros. Por estar em Taiwan, eles têm fontes diretas e, muitas vezes, conseguem grandes histórias. Eles também tendem a errar de forma espetacular. O único conselho que posso dar é que o senhor não espere por pechinchas, pois ninguém está prevendo quedas contínuas de preços. Mas o senhor também não deve comprar em pânico.