O novo FPGA Agilex de 10nm da Intel ajudará os clientes a desenvolver soluções de IoT e 5G

A Intel anunciou esta semana que começou a enviar seus FPGAs Agilex de 10nm para clientes de acesso antecipado, incluindo a Microsoft, com o Compute Express Link (CXL), uma interconexão de CPUs para qualquer coisa coerente com cache e memória que tem um consórcio industrial de mais de 60 membros. A empresa anunciou os chips pela primeira vez em abril.

O FPGA Agilex é um produto do grupo Altera, que a Intel comprou em 2015 por US$ 16,7 bilhões. Ele vendia FPGAs sob a marca Stratix, mas essa linha é a primeira a ser lançada sob a propriedade da Intel. A CXL substitui a OmniPath Connect, uma malha desenvolvida pela Intel, mas não suportada por mais ninguém. A empresa encerrou o suporte ao OmniPath no início deste mês em favor do CXL, que tem amplo suporte do setor.

De acordo com a Intel, as novas peças Agilex oferecem até 40% mais desempenho ou 40% menos energia do que a linha de chips Stratix. O AgileX também oferece suporte para DDR4 e DDR5, que ainda nem foi lançado, memória de alta largura de banda (HBM) e DIMMs de memória persistente Optane DC. Ele também é compatível com PCIe 4.0 e PCIe 5.0, embora o suporte a PCIe 5.0 venha em uma data posterior.