O novo design de CPU para desktop da Intel chegará a seus chips de servidor Xeon?

Como parte de seu Architecture Day, a Intel passou muito tempo discutindo sua próxima geração de microarquitetura de microprocessador para PC, Alder Lake, que marca uma mudança radical para a Intel. A questão para nós no data center é: o design chegará ao servidor? Se o passado é um prólogo, então sim, com o tempo.

O Alder Lake será lançado no final deste outono em três versões: desktop, móvel e ultraportátil. Ele virá com até 16 núcleos e 24 threads e suporte para memória PCI Express 5 e DDR5, além de outros recursos.

É aqui que as coisas ficam interessantes. A parte para desktop com 16 núcleos é, na verdade, uma divisão entre oito núcleos de desempenho – P-Cores – e oito núcleos de eficiência – E-Cores. As partes móvel e ultramóvel também usam esse design de núcleo duplo, mas com menos núcleos. O núcleo P é usado para tarefas de computação, enquanto o núcleo E é usado para tarefas em segundo plano, como sincronização de e-mail e verificações de antivírus. Essa não é uma ideia nova. A Arm tem feito isso há anos com seu big.LITTLE projetos principais.