Vinte e três anos depois que a Adobe Systems introduziu o Portable Document Format (PDF), o formato está finalmente recebendo uma reforma significativa. A nova versão estará disponível em algum momento do próximo ano. Então, o que podemos esperar depois de todo esse tempo?
O PDF foi criado como uma forma de disponibilizar documentos formatados, como contratos, como imagens eletrônicas sem a necessidade de serem impressos. O que começou como uma mera imagem estática, quando foi introduzido em 1993, tornou-se um padrão do setor modificável, de modo que as pessoas podem preencher formulários em PDF em seus computadores, e capaz de ser gerado por uma ampla variedade de aplicativos.
Um relatório da BPI Network chamado “Lidando com o dilúvio e o perigo dos documentos” (disponível em PDF, é claro) afirma que cerca de 2,5 trilhões de PDFs são gerados todos os anos, e cerca de 90% dos entrevistados na pesquisa descrevem a si mesmos e a seus colegas de trabalho como “dependentes de PDF”. Portanto, o PDF se tornou parte integrante da vida de muitas pessoas e empresas.