O equipamento do data center será cada vez mais transferido para fora do local

De qualquer forma, a TI corporativa está se movendo para fora e se tornando mais distribuída e menos dependente de seus próprios data centers.

“Em todos os tipos de proprietários e localizações geográficas, os provedores de serviços e de nuvem estão impulsionando a expansão, com os hiperescaladores representando a ponta da lança”, disse Greg Zwakman, vice-presidente de inteligência competitiva e de mercado da 451 Research, em um comunicado. “Esperamos ver um declínio nos racks utilizados em toda a empresa, com um aumento de CAGR de um dígito médio em colocation sem nuvem, e provedores de nuvem e serviços expandindo sua pegada utilizada em mais de 13%.”

Embora todo o foco esteja nos data centers de grande escala, o relatório constatou que as salas de servidores e os armários representam quase 95% do total de data centers, mas apenas 23% do total de racks utilizados em 2019. Qualquer pessoa que trabalhe em um escritório remoto provavelmente se identifica com isso. E 60% do espaço do data center corporativo tem menos de 10.000 pés quadrados.