O encolhimento do chip atinge uma barreira: o que isso significa para o senhor

Por que o senhor deve se preocupar com os nós de processo

Toda essa conversa sobre nós de processo soa como algo muito interno, e é a especialidade de sites extremamente nerds, como o Tom’s Hardware Guide ou o AnandTech. Mas por que o senhor deveria se importar? Porque é tudo uma questão de eficiência, disse McGregor.

“O senhor precisa descobrir como dimensionar esses recursos. Com cada geração de tecnologia em um data center, o senhor espera poder lidar com mais cargas de trabalho no mesmo envelope térmico e de energia. Se não for possível continuar a escalonar, chega-se a um ponto em que o data center fica limitado”, disse ele.

“Já vi data centers com hardware de parede a parede, do chão ao teto. Eles estão no limite máximo de energia, térmicas e espaço. Portanto, o senhor está sempre em busca da próxima geração de tecnologia [to put more compute power in the same space] ou o senhor não pode fazer nada com esse data center. Assim, o senhor não reduz a curva de custos e não será competitivo em relação à concorrência”, acrescentou.

Imagine se a capacidade do disco rígido parasse de crescer. O senhor tem uma quantidade X de espaço no data center para armazenamento. Se não for possível colocar discos rígidos maiores, o senhor atingirá o limite de capacidade do data center e o que acontecerá? O senhor constrói outro? As empresas querem sair de seus data centers. A capacidade de computação não é diferente. Nós de processamento menores para CPUs significam mais potência de computação no mesmo espaço.

É preciso haver um avanço, e isso não vai acontecer tão cedo. Um possível substituto chamado Litografia Ultravioleta Extrema está em desenvolvimento, mas custa bilhões e o equipamento em si é do tamanho de uma casa de dois andares, disse McGregor. Enquanto isso, a espessura do transistor está sendo medida em elétrons.

As leis da física são muito teimosas.