Nvidia lança plataforma de computação quântica

A Nvidia disse que os desenvolvedores de HPC e IA podem usar o QODA para adicionar computação quântica aos aplicativos existentes, aproveitando tanto os processadores quânticos quanto as futuras máquinas quânticas simuladas usando sistemas Nvidia DGX e GPUs Nvidia disponíveis em centros de supercomputação científica e nuvens públicas.

Essa não é a primeira dança da Nvidia no espaço da computação quântica. Há cerca de um ano, a empresa lançou o cuQuantum, um kit de desenvolvimento de software (SDK) para acelerar fluxos de trabalho quânticos usando os Tensor Cores em suas GPUs, juntamente com várias bibliotecas e ferramentas otimizadas para trabalhos como simulações de circuitos quânticos.

Ao anunciar a nova arquitetura, a Nvidia anunciou colaborações com uma série de empresas de computação quântica, a maioria com um Q no nome: fornecedores de hardware IQM Quantum Computers, Pasqal, Quantinuum, Quantum Brilliance e Xanadu; fornecedores de software QC Ware e Zapata Computing; e centros de supercomputação Forschungszentrum Jülich, Lawrence Berkeley National Laboratory e Oak Ridge National Laboratory, o que é interessante porque o ORNL é um totalmente AMD.