Esse tipo de compromisso com o mainframe é um pouco surpreendente, dada a tendência de reduzir ou eliminar a pegada do data center local e migrar para a nuvem. No entanto, as empresas agora estão adotando uma abordagem híbrida para sua infraestrutura, migrando alguns aplicativos para a nuvem e mantendo os aplicativos mais críticos para os negócios no local e em mainframes.
A pesquisa da Forrester constatou que os mainframes continuam a ser considerados uma peça fundamental de infraestrutura para as empresas modernas – e não apenas para executar tecnologias antigas. É claro que os aplicativos e as cargas de trabalho corporativos tradicionais permanecem firmemente no mainframe, com 48% dos aplicativos de ERP, 45% dos aplicativos de finanças e contabilidade, 44% dos aplicativos de gerenciamento de RH e 43% dos aplicativos de ECM permanecendo nos mainframes.
Mas isso não é tudo. Entre os entrevistados da pesquisa, 25% disseram que sites e aplicativos móveis estavam sendo colocados no mainframe e 27% disseram que estão executando novas iniciativas de blockchain e aplicativos em contêineres. Os aplicativos de blockchain e em contêineres se beneficiam da segurança integrada e da paralelização maciça inerentes a um mainframe, disse a Forrester em seu relatório.