Nova tecnologia da Seagate promete dobrar a velocidade dos discos rígidos

Os atuadores estão todos alinhados e se movem juntos. Portanto, mesmo que o senhor tenha um disco com três pratos e seis cabeçotes, cobrindo ambos os lados, apenas um cabeçote do disco está lendo ou gravando a qualquer momento. O novo design da Seagate usa dois conjuntos de braços atuadores que operam de forma independente, de modo que duas cabeças podem ler ao mesmo tempo, em vez de uma. O drive pode responder a dois comandos em paralelo, de modo que duas cabeças podem ler ou gravar ao mesmo tempo, ou o senhor pode ter uma lendo e outra gravando.

O drive de duplo atuador fornece dados duas vezes mais rápido

De acordo com um blog post da Seagate, o computador vê o drive de duplo atuador como se fossem dois drives separados, de modo que ele pode executar duas solicitações de dados diferentes simultaneamente – fornecendo dados até duas vezes mais rápido em comparação com um drive de atuador único.

Isso será importante porque o aumento da capacidade do disco rígido e a explosão de dados significam cada vez mais tempo gasto com leitura e gravação em disco. A Seagate tem como meta unidades de 40 TB até 2023, enquanto sua arquirrival Western Digital tem como meta 40 TB até 2025. Não é possível fazer as unidades girarem mais rápido do que 7.200 RPM sem aumentar o aquecimento e a taxa de falhas, e o barramento SATA, embora não seja mais rápido o suficiente para SSDs, ainda tem muito espaço para HDD.