É uma situação difícil para o setor de SSDs. As unidades SLC têm a maior resistência e a melhor tolerância à tensão, mas sua capacidade é muito menor. Dado o uso crescente de flash, os usuários querem capacidade acima de tudo. Não me lembro da última unidade SLC que vi à venda.
Unidades SATA Micron Enterprise usando QLC em breve
A Micron anunciou os planos para unidades QCL na Conferência A3 Technology Live em Londres, mostrando um slide que dizia que as unidades Enterprise SATA usando QLC estavam “chegando”. Ele também dizia que as unidades NVMe estavam sendo desenvolvidas.
Isso é bom porque não há melhor maneira de acabar com o desempenho dos SSDs do que colocá-los em um barramento SATA. Embora o SATA seja o barramento de disco rígido de fato usado em todos os PCs do mundo, há algum tempo seu desempenho está no limite máximo. Percebi isso ao fazer análises de SSDs para a Hot Hardware. As unidades SSD SATA novinhas em folha tinham rotineiramente o mesmo desempenho que as unidades com até dois anos de idade, porque o barramento SATA não podia ser mais rápido para acompanhar a memória.

Para aproveitar ao máximo a memória flash, o senhor precisa de um barramento PCI Express, e é aí que entra o NVMe. O NVMe é um protocolo para transferência de dados entre o barramento PCIe e os chips de memória flash. Ele oferece várias vezes a velocidade e a largura de banda do SATA e por um preço algumas vezes maior. Mas o senhor recebe pelo que paga e, se quiser desempenho, opte pelo NVMe. Ele foi projetado para ser um protocolo de armazenamento SSD empresarial. O SATA foi projetado há quase 20 anos como uma interface de disco rígido.
Acredita-se que a Micron terá como clientes os centros de dados em hiperescala para as unidades QLC e pretende substituir os HDDs de 7200 RPM de alta capacidade. Mesmo com um aumento de um terço na capacidade, continuo cético. Outro dia, eu estava na Fry’s Electronics e vi uma unidade SSD de 4 TB da Samsung por US$ 1.449. A mesma capacidade de unidade em formato de HDD padrão? US$ 149 da Seagate ou da WD.