Linus Torvalds classifica como “lixo” as correções para o Meltdown da Intel

“Tudo isso é puro lixo. A Intel está realmente planejando tornar essa merda arquitetônica?”, escreveu ele. “Alguém já conversou com eles e disse que eles são loucos pra caramba? Por favor, todos os engenheiros da Intel aqui – falem com seus gerentes.”

A parte “insana” a que ele se refere é que a Intel adicionou código redundante à correção e tornou tudo opcional. Torvalds diz que a correção do Meltdown da Intel é tão ineficiente que causaria um impacto considerável no desempenho, o que já sabemos. Ele disse que o Google fez correções muito melhores por conta própria.

Separadamente, a Intel identificou o problema com as atualizações que causaram o travamento das CPUs das gerações Broadwell e Haswell. A Intel pediu aos OEMs e outros parceiros que retirassem suas correções até que pudesse emitir uma correção adequada. Poucas coisas são mais embaraçosas do que corrigir um patch, como a Microsoft aprendeu ao longo dos anos, portanto, a Intel está parecendo muito desleixada aqui.

Onde está a correção de Torvalds?

Mas, nesse caso, também acho que Tovalds está sendo um idiota, e isso não é engraçado. A Intel está lançando rapidamente correções para problemas baseados em silício. Isso não é uma coisa fácil de fazer. A Intel está sendo forçada a mudar a forma como uma CPU processa informações de maneira fundamental. Se é tão simples, onde está a correção de Torvalds? Ele continua chamando isso de lixo na lista de discussão, mas não oferece nenhuma correção.

As correções vão melhorar. Muitas pessoas foram obrigadas a se mexer depois que o Google divulgou a notícia. Apesar de o Google ter ficado com o problema por mais de seis meses, ele não informou um número suficiente de pessoas e algumas tiveram que se mexer. Os patches serão otimizados com o tempo, mas, por enquanto, sim, haverá dor.

E, sim, ele estará no pipeline da CPU por um tempo, porque o pipeline de desenvolvimento é longo. O senhor está falando de um dispositivo com bilhões de transistores, e o problema não é um bug definido por erros de software, mas uma vulnerabilidade na forma como a CPU funciona. Isso levará tempo para ser corrigido. Isso não muda da noite para o dia, nem de longe. A Intel precisa fazer mudanças fundamentais na função de previsão de ramificação da CPU, e isso não é trivial. A Intel não deve lançar novas CPUs nos próximos um ou dois anos enquanto soluciona a falha? Isso é ridículo.