A infraestrutura hiperconvergente é um dos segmentos de crescimento mais rápido no espaço de hardware do data center devido ao seu apelo turnkey. O pêndulo tem a tendência de oscilar muito e, depois de vários anos comprando e integrando o melhor hardware da categoria, parece que as empresas jogaram a toalha e agora estão procurando uma pilha de soluções totalmente integrada – hardware, software, computação, armazenamento e virtualização – tudo em um único pacote.
De acordo com os analistas da IDC, a receita global no setor de mercado hiperconvergente saltou 78,1% ano a ano no segundo trimestre, atingindo cerca de US$ 1,5 bilhão em vendas. As soluções hiperconvergentes respondem por 41,2% do mercado total de sistemas convergentes.
Lenovo é nova no espaço de HCI
A Lenovo não tem sido realmente uma participante no espaço de HCI. A IDC coloca os suspeitos de sempre – Dell, HPE e Cisco – em posições de liderança, juntamente com a Nutanix, a principal empresa de software. Mas a Lenovo está recuperando o terreno perdido para voltar a se posicionar como líder em data center. A empresa comprou a linha de servidores IBM System x em 2014 e precisou de alguns anos para se preparar para a aquisição.
A Lenovo também seguiu seu próprio caminho. Em vez de desenvolver suas próprias soluções de software, a empresa está se concentrando em alianças de software com líderes no espaço de virtualização e HCI, como Nutanix, VMware, Microsoft e NetApp.