A memória Optane também é persistente, como a memória flash, de modo que pode reter dados mesmo em uma reinicialização. A Intel observou que, com a memória persistente Optane DC, a reinicialização de um banco de dados NoSQL na memória passou de minutos para segundos, em comparação com uma reinicialização a frio somente com DRAM.
Um SSD QLC de 20 TB está sendo desenvolvido?
Houve uma fofoca interessante sobre o evento. Um escritor da AnandTech conversou com um parceiro anônimo e de poucas palavras que revelou estar trabalhando em um SSD QLC de 20 TB. Intel e Micron anunciaram recentemente a marca QLC de SSDs, que oferece um terço a mais de capacidade que os SSDs atuais com a mesma quantidade de memória.
A desvantagem das unidades QLC é que elas são mais lentas e têm vida útil mais curta, embora esse seja um termo relativo na comparação de SSDs. A fonte não identificada disse que o formato será de 2,5 polegadas, provavelmente SATA. Como o desempenho não é o problema com o QLC, optar pelo SATA não é algo tão ruim. Ele ainda será muito mais rápido do que um disco rígido tradicional e terá maior capacidade do que qualquer HDD atualmente no mercado. Também existe a possibilidade de a unidade usar o formato M.2, que se conecta diretamente à placa-mãe e tem o tamanho aproximado de um chiclete.
A Intel, não surpreendentemente, recusou-se a comentar.