Intel muda para modelo de multiarquitetura

O Sapphire Rapids também oferecerá caches privados e compartilhados maiores, maior número de núcleos e suporte para memória DDR5, PCI Express Gen 5, a próxima geração de memória Optane, CXL 1.1 (Compute Express Link) e memória de alta largura de banda (HBM) no pacote.

O Sapphire Rapids adicionará várias novas tecnologias não usadas nas gerações anteriores do processador Xeon Scalable, como a Intel Accelerator Interfacing Architecture (AIA) para melhorar a sinalização para aceleradores e dispositivos; o Intel Advanced Matrix Extensions (AMX), um mecanismo de aceleração de carga de trabalho especificamente para o processamento de tensores usado em algoritmos de aprendizado profundo; e o Intel Data Streaming Accelerator (DSA), que tem como objetivo descarregar tarefas comuns de movimentação de dados da CPU.

Apresentando a IPU

A Intel também anunciou um trio de novas Unidades de Processamento de Infraestrutura (IPU), projetadas com base na movimentação de dados especificamente para a nuvem e serviços de comunicação. Essas IPUs são uma combinação de núcleos de processador Intel Xeon-D, FPGAs Agilex e tecnologias Intel Ethernet. O objetivo de todas elas é reduzir a sobrecarga da rede e aumentar o rendimento.