Os principais provedores de data center, como Equinix e CoreSite, oferecem esses serviços em seus data centers em todo o país, e a startup Vapor IO oferece minicentros de dados robustos que podem ser implantados na base de torres de telefonia celular. A Amazon também tem seus próprios serviços de borda, chamados Greengrassque permite que o senhor crie seu próprio servidor de computação de borda local usando o Lambda e outros serviços de computação em nuvem do Amazon Web Services (AWS). Os processadores Xeon D-2100 são ideais para esse tipo de servidor.
Baixa potência, mas alto desempenho
O design de baixo consumo de energia destina-se a esses ambientes possivelmente com restrições de energia, mas isso não significa baixo desempenho, e os novos processadores foram projetados especificamente para provedores de serviços de comunicação que oferecem computação de borda de multiacesso (MEC), o que permite que os aplicativos de software aproveitem o conteúdo local e as informações em tempo real sobre as condições da rede de acesso local.
A linha Xeon D-2100 também é voltada para provedores de serviços de comunicação que oferecem serviços de rede corporativa personalizados, como redes privadas virtuais (VPN), firewalls, roteamento por meio de WANs definidas por software (SD-WAN) e otimizações de carga de trabalho por meio de virtualização da função de rede (NFV).
A computação de borda ainda está em um estágio muito inicial; não há nem mesmo uma plataforma comum para ela porque cada rede de borda é diferente. Uma rede de borda para dados de vestíveis ou de smartphones seria diferente de carros inteligentes, e cada fabricante de carro terá sua própria rede. Mas, pelo menos por enquanto, ele tem um processador bastante decente.