Intel lança chips de IA para servidores e clientes

Também no evento, a Intel exibiu seu processador de IA dedicado Gaudi3, dizendo que ele está a caminho de ser lançado em 2024.

No lado do cliente, a Intel exibiu a família de processadores móveis Core Ultra, que é a primeira construída com a tecnologia de processo Intel 4 e a primeira a utilizar o processamento de IA no cliente.

A IA no cliente é importante porque complementará e dará suporte ao processamento de IA no lado do servidor, principalmente na área de inferência. Alguns dados não podem ser processados na nuvem, como os dados regulamentados, e devem permanecer dentro dos limites do firewall de uma empresa. Portanto, para proteger a integridade dos dados e aliviar a carga dos servidores, o processamento de inferência está sendo transferido para o cliente.

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, disse em um comunicado: “A Intel está desenvolvendo as tecnologias e soluções que capacitam os clientes a integrar perfeitamente e executar com eficácia a IA em todos os seus aplicativos – na nuvem e, cada vez mais, localmente no PC e na borda, onde os dados são gerados e usados.”

Francis Sideco, analista principal da TIRIAS Research, participou de um briefing com Gelsinger, e foi levantada a questão de os novos chips chegarem tão logo após a quarta geração. Gelsinger respondeu: “O que o senhor quer que eu faça, que diminua a velocidade?”

Sideco não poderia discordar de Gelsinger nesse ponto. “Eles querem tirar isso daqui e voltar à liderança. A única maneira que ele achava que eles poderiam voltar à liderança que tinham e para a qual estavam apontando era ir rápido”, disse ele. Sideco observou que a AMD também está em uma cadência de lançamento rápida com seus processadores de servidor Epyc.