Intel faz parceria com a RISC-V e investe US$ 1 bilhão no ecossistema de fundição

A IFS está trabalhando em algo chamado Open Chiplet Platform. Um dos objetivos do fundo é avançar o conceito de design de chiplet 3D, no qual várias arquiteturas diferentes são integradas em uma única matriz. Em teoria, isso poderia significar chips com núcleos x86, Arm e RISC-V, todos em uma única peça de silício.

O ganho do RISC-V é a perda do Arm

Embora não haja dúvida de que o RISC-V sai na frente nesse negócio, esse é outro sinal de que a Arm está perdendo muito terreno. A prolongada tentativa de aquisição pela Nvidia, agora cancelada, deve ter feito a Arm retroceder significativamente. Ela não conseguiu fechar negócios enquanto a aquisição estava pendente, e sua IPO planejada pode dificultar ainda mais as coisas.

Isso não quer dizer que os processadores Arm serão repentinamente retirados dos smartphones. A Arm ainda conta com um apoio significativo no mercado e entre os OEMs, e isso não vai desaparecer tão cedo. Mas seu ímpeto foi seriamente prejudicado no ano passado, e o RISC-V está tirando o máximo proveito disso. O senhor espera uma enxurrada de negócios com a Arm nos próximos meses, enquanto ela tenta recuperar o ímpeto.